Plano de Aula

ENTENDENDO AS CRÔNICAS

O Brinco | Ficção | De Flávia Moraes | 1989 | 6 min | SP
15/03/2009
Ensino Médio
Filosofia, Biologia, Sociologia, Língua Portuguesa
Eliane Candida Pereira
Acesse a ficha do filme



Refletir sobre o gênero discursivo Crônica. Analisar a constituição do contexto de produção, representações de mundo e interações sociais do gênero que originou a obra (crônicas de Luis Fernando Veríssimo.7461429936


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Refletir sobre o gênero discursivo Crônica. Analisar a constituição do contexto de produção, representações de mundo e interações sociais do gênero que originou a obra (crônicas de Luis Fernando Veríssimo.

Exiba o curta "O Brinco". Informe que o filme é baseado em uma crônica de Luis Fernando Veríssimo. Pergunte aos alunos se já conheciam o autor e seu estilo. Disponibilize os endereços dos curtas: Mentira - http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=810 e A Voz da felicidade- http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1422 para que assistam, indicando que também são baseados em crônicas do mesmo autor. Peça que atentem ao estilo ou traços em comum entre as produções. Discuta com a turma conteúdo e a linguagem utilizada. Na sala de informática, peça que os alunos acessem crônicas de Veríssimo disponíveis em http://literal.terra.com.br/verissimo/ , apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os a reflexão sobre o gênero discursivo utilizado. Divida a turma em grupos e definam temas para que pesquisem crônicas de diversos autores (exemplo: futebol, amor, escola, família, etc.). Cada grupo deve assumir um tema com a tarefa de compartilhar crônicas sobre o mesmo na aula seguinte. Alerte-os que na Internet encontram-se muitos textos que têm autoria duvidosa atribuídos a autores famosos, devendo-se analisar a procedência da informação e a autoria do site. Organize um sarau de crônicas com a turma para que compartilhem as leituras realizadas. Proponha que, em grupos, produzam crônicas. Realize a revisão textual com os grupos. Organize a publicação das crônicas em um blog da turma, utilizando serviços gratuitos disponíveis na Internet.


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação