Caro professor,
“Grandes Civilizações”, de direção de Federico Badía, é uma série que conta a história das civilizações da Antiguidade através da animação, de forma lúdica, com narrações em linguagem simples, música e efeitos gráficos.
Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do episódio O Egito Antigo - parte 1, que aborda a formação do Antigo Egito às margens do rio Nilo e a construção da pirâmide social. O episódio pode ser trabalhado nos anos finais do Ensino Fundamental, inclusive na Educação de Jovens e Adultos, compreendendo Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
O episódio auxilia a desenvolver práticas de aprendizagem no campo das Ciências da Natureza com os temas:
- Tipos de solo;
- Clima;
- Preparo do solo e importância para o cultivo.
No campo das Ciências Humanas:
- História do Antigo Egito;
- História da África;
- Negritude;
- Localização geográfica do Antigo Egito, do deserto do Saara e do rio Nilo;
- Compreensão sobre estratificação social e papéis sociais
- Compreensão sobre comércio e economia mercantil.
Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:
BRAGA, B. M. Sair da pirâmide e conhecer Além-Nilo: Ensino de história do Egito Antigo na
Educação Básica. Revista Galo, n. 3, p. 263–278, 17. jul. 2021. Disponível em: https://revistagalo.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es/edi%C3%A7%C3%A3o-003/16-sair-da-piramide-con/galo-ed3-263-280.pdf Acesso: 04 Ago. 2023.
BRITO, Marlene Oliveira de; MACHADO, Vitor. Conhecimento científico e tecnológico dos povos africanos: estratégia de resistência à tradição seletiva no ensino de ciências. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 7, n. 1, may 2018. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/381 . Acesso em: 04 aug. 2023.
DAMASCENO, Luana Campos; SILVA, Waldilene Mendes da. A historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4479 . Acesso em: 04 Ago. 2023.
FUNARI, Raquel dos Santos. A ÁFRICA ANTIGA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Heródoto, Unifesp, Guarulhos, v. 3, n. 2, Dezembro, 2018. p. 194-204. Disponível em: https://www.academia.edu/download/58297161/A_Africa_antiga_no_ensino_de_Historia.pdf Acesso: 04 Ago. 2023.
KAPPAUN, Ivan Jeferson, et al. "Antigo Egito: Uma experiência singular de convivência e aprendizagem plural na Escola Educar-se." Educação e Conhecimento Volume 2: 42. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria-Celia-Da-Goncalves/publication/370553501_Educacao_Conhecimento_vol2/links/645587f997449a0e1a7dc840/Educacao-Conhecimento-vol2.pdf#page=42 Acesso: 04 Ago. 2023.
MONTEIRO, Guilherme Hiancki; DO CARMO AMARAL, Maria. O Egito Antigo em sala de aula por meio de reconstruções históricas tridimensionais. Disponível em: https://www.academia.edu/download/58295816/O_Egito_Antigo_em_sala_de_aula_por_meio_de_reconstrucoes_historicas_tridimensionais.pdf Acesso: 04 Ago. 2023.
OGANDO, Gonçalo Brito Saraiva Negrão. Ensinar o Antigo Egito a jovens adolescentes : um desafio didático. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2022. Dissertação (Mestrado). Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57687 Acesso: 04 Ago. 2023.
PINHEIRO, B. C. S. (2019). Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 329–344. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139 Acesso: 04 Ago. 2023.
Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do episódio, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.
Propomos aqui algumas atividades que podem ser aplicadas e adaptadas de acordo com a realidade de sua escola/ comunidade:
- Em Ciências, História e Geografia, trabalhar o questionamento: por que a cheia do Nilo deixava o solo fértil? Elaborar uma maquete para a feira de Ciências demonstrando os ciclos de cheias e de plantio nas margens do Nilo.
- Em Geografia e História, levar à atividades que discutam: onde ficava o Antigo Egito? Em qual continente? Qual a importância do rio Nilo? O que significa a palavra nômade? Procurar no dicionário. Por que as populações deixaram de ser nômades no entorno do Nilo?
- Para educação de jovens e adultos: perguntar se algum aluno gosta de cultivar plantas, e em seguida perguntar como a terra deve estar para que as plantas vinguem. A partir de então estabelecer um paralelo com a importância do rio Nilo para a civilização do Egito Antigo.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Ciências:
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Geografia:
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.
História:
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.