Plano de Aula

O ANTIGO EGITO - PARTE 1

O Antigo Egito - Parte 1 | Animação | De Federico Badía | 2009 | 11 min |
09/08/2023
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, História, Ciências
Mayra
Acesse a ficha do filme



Caro professor,


Grandes Civilizações”, de direção de Federico Badía, é uma série que conta a história das civilizações da Antiguidade através da animação, de forma lúdica, com narrações em linguagem simples, música e efeitos gráficos.


Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do episódio O Egito Antigo - parte 1, que aborda a formação do Antigo Egito às margens do rio Nilo e a construção da pirâmide social. O episódio pode ser trabalhado nos anos finais do Ensino Fundamental, inclusive na Educação de Jovens e Adultos, compreendendo Ciências da Natureza e Ciências Humanas.


O episódio auxilia a desenvolver práticas de aprendizagem no campo das Ciências da Natureza com os temas:



  • Tipos de solo;

  • Clima;

  • Preparo do solo e importância para o cultivo.


No campo das Ciências Humanas:



  • História do Antigo Egito;

  • História da África;

  • Negritude;

  • Localização geográfica do Antigo Egito, do deserto do Saara e do rio Nilo;

  • Compreensão sobre estratificação social e papéis sociais

  • Compreensão sobre comércio e economia mercantil.


Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:


BRAGA, B. M. Sair da pirâmide e conhecer Além-Nilo: Ensino de história do Egito Antigo na


Educação Básica. Revista Galo, n. 3, p. 263–278, 17. jul. 2021. Disponível em: https://revistagalo.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es/edi%C3%A7%C3%A3o-003/16-sair-da-piramide-con/galo-ed3-263-280.pdf Acesso: 04 Ago. 2023.


BRITO, Marlene Oliveira de; MACHADO, Vitor. Conhecimento científico e tecnológico dos povos africanos: estratégia de resistência à tradição seletiva no ensino de ciências. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 7, n. 1, may 2018. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/381 . Acesso em: 04 aug. 2023. 


DAMASCENO, Luana Campos; SILVA, Waldilene Mendes da. A historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4479 . Acesso em: 04 Ago. 2023. 


FUNARI, Raquel dos Santos. A ÁFRICA ANTIGA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Heródoto, Unifesp, Guarulhos, v. 3, n. 2, Dezembro, 2018. p. 194-204. Disponível em: https://www.academia.edu/download/58297161/A_Africa_antiga_no_ensino_de_Historia.pdf  Acesso: 04 Ago. 2023. 


KAPPAUN, Ivan Jeferson, et al. "Antigo Egito: Uma experiência singular de convivência e aprendizagem plural na Escola Educar-se." Educação e Conhecimento Volume 2: 42. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria-Celia-Da-Goncalves/publication/370553501_Educacao_Conhecimento_vol2/links/645587f997449a0e1a7dc840/Educacao-Conhecimento-vol2.pdf#page=42 Acesso: 04 Ago. 2023. 


MONTEIRO, Guilherme Hiancki; DO CARMO AMARAL, Maria. O Egito Antigo em sala de aula por meio de reconstruções históricas tridimensionais. Disponível em: https://www.academia.edu/download/58295816/O_Egito_Antigo_em_sala_de_aula_por_meio_de_reconstrucoes_historicas_tridimensionais.pdf Acesso: 04 Ago. 2023. 


OGANDO, Gonçalo Brito Saraiva Negrão. Ensinar o Antigo Egito a jovens adolescentes : um desafio didático. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2022. Dissertação (Mestrado). Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57687 Acesso: 04 Ago. 2023. 


PINHEIRO, B. C. S. (2019). Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 329–344. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139 Acesso: 04 Ago. 2023. 


Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do episódio, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.


Propomos aqui algumas atividades que podem ser aplicadas e adaptadas de acordo com a realidade de sua escola/ comunidade:



  • Em Ciências, História e Geografia, trabalhar o questionamento: por que a cheia do Nilo deixava o solo fértil? Elaborar uma maquete para a feira de Ciências demonstrando os ciclos de cheias e de plantio nas margens do Nilo.

  • Em Geografia e História, levar à atividades que discutam: onde ficava o Antigo Egito? Em qual continente? Qual a importância do rio Nilo? O que significa a palavra nômade? Procurar no dicionário. Por que as populações deixaram de ser nômades no entorno do Nilo? 

  • Para educação de jovens e adultos: perguntar se algum aluno gosta de cultivar plantas, e em seguida perguntar como a terra deve estar para que as plantas vinguem. A partir de então estabelecer um paralelo com a importância do rio Nilo para a civilização do Egito Antigo.


Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser  favorecidas são:


Ciências:


(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).


(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.  


Geografia:


(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. 


(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.


História:


(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.


(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços. 


(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.



EF07CI06 - Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
EF06GE10 - Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
EF08GE18 - Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.
EF06HI07 - Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
EF06HI14 - Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
EF06HI16 - Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS105 - Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)