Plano de Aula

#LINGO

#Lingo | Animação | De Vicente Niro | 2015 | 10 min |
02/10/2023
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, História, Língua Portuguesa, Arte
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



A animação “#Lingo” apresenta o dia a dia de um ser solitário, que faz um trabalho repetitivo: acorda, rega a planta, alimenta o gato, organiza os livros na estante. 


Ao se conectar em uma rede social com o nome Lingo, o personagem ganha uma máscara com expressão feliz e passa a usá-la. Ele joga no computador, tira selfies, adiciona várias pessoas, assiste aos vídeos, porém se desconecta do mundo real para viver no virtual.


Diversos acontecimentos mostram que essa rotina não traz felicidade. A sua expressão muda, ele não consegue fazer amizades. Com o tablet roubado, o celular quebrado e o notebook estragado, ele tira uma foto declarando a morte dos aparelhos. Ao ver a foto do seu gato, ele se lembra dele, mas é tarde demais.


No final, Lingo volta no tempo e se depara com o dilema novamente:  aceitar ou não essa rede social?


Classificação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


Ensino Fundamental


Língua Portuguesa


(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.


(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.


(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.


Arte


(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


História


(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


Ensino Médio


Língua Portuguesa


(EM13LP41) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.


Ciências Humanas e Sociais


(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.



EF15LP12 - Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
EF69LP13 - Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
EF69AR35 - Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
EF07LI04 - (EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
EF04HI08 - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
EM13LP41 - Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.

Questionário - #Lingo

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)