Plano de Aula

A LUTA PELA LIBERDADE: MOVIMENTOS SOCIAIS E A ABOLIÇÃO NO BRASIL

A Última Abolição | Documentário | De Alice Gomez | 2017 | 81 min | RJ
20/10/2024
Ensino Médio
Ciências Humanas, Sociologia
Francilma Ronetia Barbosa Mari
Acesse a ficha do filme



Neste plano de aula, os alunos serão apresentados ao documentário "A Última Abolição", que aborda o processo da abolição da escravatura no Brasil e discute os diversos movimentos de resistência que contribuíram para o fim da escravidão. O objetivo é refletir sobre como a luta dos escravizados e de aliados abolicionistas ajudou a moldar as questões de cidadania, direitos humanos e igualdade social no Brasil.


Utilizando o planejamento reverso, começamos pelos resultados esperados: os alunos deverão ser capazes de compreender a importância dos movimentos sociais na transformação da sociedade e identificar continuidades e rupturas entre a escravidão e as desigualdades sociais atuais.



EM13CHS402 - Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS403 - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS601 - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

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Os alunos deverão ser capazes de:




  • Analisar o impacto dos movimentos abolicionistas na formação da cidadania brasileira.

  • Relacionar a luta dos escravizados e seus aliados no século XIX com os movimentos sociais contemporâneos.

  • Discutir as consequências da abolição da escravatura para as desigualdades sociais no Brasil, estabelecendo conexões com a luta por direitos humanos e justiça social na atualidade.



·  Ativação do Conhecimento Prévio:




  • A professora iniciou a aula perguntando: "Quais são as heranças da escravidão que ainda vemos na sociedade brasileira?". A pergunta foi usada para conectar os temas da aula à realidade vivida pelos alunos, criando um ambiente de reflexão crítica. Os estudantes contribuíram com exemplos do seu cotidiano, mencionando aspectos como desigualdades sociais e raciais.



·  Exibição do Documentário:




  • O documentário "A Última Abolição" foi exibido para a turma. Durante a exibição, os alunos anotaram exemplos de resistência, abolicionismo e as consequências do fim formal da escravidão. Eles refletiram sobre os desafios que persistiram após 1888, como a exclusão social dos ex-escravizados e a continuidade das desigualdades.



·  Discussão em Grupo:




  • Após assistirem ao documentário, os alunos foram divididos em grupos e discutiram questões propostas, como:

    • Quais foram os principais desafios enfrentados pelos abolicionistas e pelos escravizados na luta pela liberdade?

    • Como a abolição formal da escravidão não representou, de imediato, a conquista da igualdade social?

    • Quais são as consequências da escravidão para as desigualdades raciais que ainda vemos hoje?



  • Os alunos apresentaram reflexões profundas, relacionando o conteúdo do documentário com questões sociais e econômicas do Brasil contemporâneo.



·  Leitura e Debate:




  • A professora distribuiu trechos de textos históricos e sociológicos que tratam da Abolição, abordando o papel de figuras como Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e outras figuras importantes do Norte/Nordeste do páis, bem como a exclusão social enfrentada pelos ex-escravizados. Os alunos foram convidados a refletir sobre como as lutas abolicionistas poderiam ser conectadas aos movimentos sociais contemporâneos, como o Movimento Negro e os direitos civis.

  • O debate foi orientado por perguntas norteadoras:

    • Como os movimentos abolicionistas contribuíram para a construção da cidadania no Brasil?

    • Qual a relação entre o processo abolicionista e as lutas sociais contemporâneas pela igualdade racial?



  • Os alunos engajaram-se em uma discussão ativa, comparando as lutas históricas com os movimentos atuais.



·  Atividade de Síntese:




  • Em duplas, os alunos escreveram um texto colaborativo de uma página respondendo à pergunta: "De que maneira a abolição da escravidão impactou as desigualdades sociais e raciais no Brasil contemporâneo?". A professora utilizou os ensaios para verificar a compreensão do conteúdo e a capacidade de análise crítica dos estudantes. Os ensaios demonstraram que os alunos conseguiram fazer conexões significativas entre o passado e o presente, refletindo sobre as continuidades das desigualdades sociais e raciais no Brasil.



 



Este plano de aula, focado no documentário "A Última Abolição", utiliza o planejamento reverso para garantir que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem propostos. O documentário serve como uma poderosa ferramenta para introduzir e aprofundar a discussão sobre o impacto da escravidão e da abolição na construção da sociedade brasileira, estimulando a análise crítica dos alunos a partir de uma perspectiva sociológica.



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