Plano de Aula

LIBERTEM ANGELA DAVIS - SINGULARIDADES

Libertem Angela Davis | Documentário | De Shola Lynch | 2012 | 97 min |
12/11/2021
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas
Denise Rampazzo
Acesse a ficha do filme



Espera-se que após a atividade com este documentário, os estudantes possam:



  • Refletir criticamente sobre o racismo estrutural e o preconceito na sociedade americana e na brasileira.

  • Relacionar a luta dos negros por direitos e igualdade nos EUA e no Brasil.

  • Identificar semelhanças e diferenças entre o processo de discriminação nos EUA e no Brasil.


 


Antes


Provavelmente, os estudantes não conhecem Angela Davis e têm poucas referências a respeito da história recente dos EUA e como estão estruturadas as relações raciais no país.


Para que as reflexões a respeito do filme sejam qualificadas e possibilitem um aprofundamento crítico sobre o racismo, sugere-se que antes de assistir ao documentário sejam discutidos os seguintes temas:



  • a segregação racial nos EUA;

  • o partido dos panteras negras;

  • o comunismo no contexto da Guerra Fria.


A discussão pode ser feita por meio de uma aula expositiva dialogada ou com pesquisas em pequenos grupos e posterior discussão. O importante é que o professor seja o mediador e mobilize os estudantes a conhecer a história da filósofa retratada no documentário e a estabelecerem relações com a história dos negros na sociedade brasileira.


 


Durante


O filme pode ser assistido em sala de aula ou como uma atividade para casa. O mais importante é que o professor assista ao filme previamente e defina algumas questões a serem observadas e registradas pelos estudantes. Orientar o olhar dos estudantes para determinados trechos ou acontecimentos possibilita que a discussão seja mais produtiva e aprofundada. Alguns exemplos de questões:



  • Por que o governador da California queria que Angela Davis fosse demitida da universidade? Qual era a opinião do reitor da universidade?

  • O que era o grupo Che Lumumba do qual Angela Davis fazia parte? O nome do grupo é uma homenagem a dois líderes revolucionários, quem são?

  • Qual era a crítica feita por Angela Davis aos Panteras Negras?


 


Depois


Assistido o documentário, os estudantes podem expressar suas impressões e esclarecer suas dúvidas a respeito.


É importante que o professor proponha aos estudantes uma reflexão a respeito de como o audiovisual também conta a história a partir de um lugar, ainda que apresentando depoimentos e cenas de época, a edição, escolha das imagens e trilha sonora sempre resultam em um documentário com a visão do diretor. Não há nenhum problema nisso, desde que os estudantes sejam convidados a refletir criticamente a respeito.


A fim de estabelecer relações entre o racismo nos EUA e no Brasil, os estudantes podem pesquisar notícias a respeito de situações de desrespeito aos direitos civis e manifestações racistas e discriminatórias em ambos os países. Em pequenos grupos discutem as notícias e depois compartilham com a turma suas reflexões a respeito.



EM13LGG104 - Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
EF08GE01 - Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
EF08GE09 - Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
EM13LGG303 - Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
EM13LGG305 - Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
EM13LGG703 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
EM13CHS102 - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
EM13CHS401 - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS603 - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).



Fontes de Pesquisa para aprofundamento:



DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.



GEARINI, Victória. Há 57 anos, era assinada a lei que acabava com a segregação racial nos EUA. AH Aventuras na história. 01 Jul 2021. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/ha-57-anos-era-assinada-lei-que-acabava-com-segregacao-racial-nos-eua.phtml Acesso em 10 Nov 2021.



MOREIRA, Isabela. 4 reflexões para conhecer o pensamento de Angela Davis. Galileu. 25 Nov 2016. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/11/4-reflexoes-para-conhecer-o-pensamento-de-angela-davis.html Acesso em 10 Nov 2021.



SAIONETI, Leandro. Quem foram os panteras negras? Super Interessante. 14 Fev 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-os-panteras-negras-2/ Acesso em 10 Nov 2021.



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)