Caro professor, o que você responderia se um estudante perguntasse “O que é Consciência?”. Essa é a indagação que inaugura o filme “A Consciência na Rede da Vida”, uma produção brasileira que reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para debater qual a posição dos seres humanos na complexa teia da vida. Somos superiores? Dominantes? Os únicos seres providos de inteligência em todo o planeta Terra? Ou apenas mais um elo em um emaranhado de criaturas interdependentes?
Acompanhe nossa busca pelas respostas dessas (e outras) questões e descubra os benefícios em trabalhar esta obra em sua sala de aula.
A discussão começa com um elemento vital para nossa sobrevivência: a água. Ao longo dos séculos, a forma com que a humanidade explora os recursos hídricos mudou de maneira radical, deixando de ser uma relação harmoniosa e equilibrada visando a subsistência para se tornar um vínculo motivado pelo consumo indiscriminado e pelo desperdício.
Buscando justificar nossa dependência e utilização da água, os especialistas apresentam alguns aspectos científicos: quais suas (possíveis) origens, como funciona sua composição química e quais seus estados físicos. A partir disso, são feitos apontamentos quanto ao caráter universal e compartilhado deste recurso, de modo que não cabe tentar monopolizá-lo.
Mas por que isso acontece? Por que as pessoas insistem em usar os bens naturais de maneira desmedida? A resposta é complexa e antiga: pela necessidade de dominar a natureza.
A partir do momento em que passou a erguer civilizações, o homem se empenhou em afastar os animais e florestas de seu convívio, isolando-se do mundo “selvagem”. Isso se deve à crença de que a espécie humana, atual Homo Sapiens Sapiens, é a mais inteligente e, portanto, está acima de todas as outras, devendo exercer sua soberania.
No entanto, os cientistas entrevistados contestam a veracidade deste pensamento Antropocêntrico, apontando indícios da profunda dependência que os seres humanos possuem em relação à natureza. Inclusive, são inúmeras as evidências em outras sociedades complexas (como das formigas, abelhas, vespas e até árvores) que demonstram a necessidade de cooperação nas relações inter e intraespecíficas para manutenção de sua existência.
Apesar disso, existe uma configuração que incentiva o comportamento agressivo dos seres humanos para com a natureza: a cultura do consumismo. O conceito de acumulação desenfreada, em que o “querer” supera o “precisar”, é um risco para os demais integrantes da rede da vida, uma vez que desafia os limites físicos e biológicos do planeta.
A solução para este cenário é aproximar a geração mais jovem das questões ambientais, para que desenvolva uma postura ética e responsável quanto à utilização e preservação das riquezas naturais. E você, educador(a), pode ser participante ativo nesta transformação ao levar para seus alunos e alunas as informações presentes na obra “A Consciência na Rede da Vida”.
Devido à complexidade das pautas apresentadas, indicamos a transmissão deste filme para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Além disso, destacamos a viabilidade de aplicação em diferentes disciplinas, em especial História, Geografia, Biologia, Química, Sociologia e Filosofia.
Considerando que os diálogos das entrevistas se desenvolvem de forma orgânica e fluida, é provável que os estudantes queiram naturalmente debater ao final do filme, destacando os pontos que concordam, que discordam ou que não compreenderam. É importante permitir que se manifestem neste momento, que sejam incentivados a se posicionarem criticamente sobre o que assistiram. Caso não haja engajamento voluntário, as seguintes questões podem instigar a participação:
- O ser humano é o ser vivo mais inteligente? Por quê?
- Quais recursos naturais são essenciais para a vida?
- De que modo nos relacionamos com a natureza?
- Isso é ou pode se tornar um problema para a humanidade? E para o planeta?
Lembrando que não existem respostas necessariamente erradas, mas sim que este seja um momento de exercício das capacidades de argumentação dos alunos.
Ensino Fundamental Anos Finais
Ciências
Competências:
5.Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
7.Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Habilidades:
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
Geografia
Competências:
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
7.Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Habilidades:
(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Ensino Médio
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competências:
1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
Habilidades:
(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
(EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competências
1.Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
3.Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
Habilidades:
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
(EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.