Relato de atividade em sala de aula

O PAI QUE QUERO SER NO FUTURO.

Visualizações |
Vote aqui
Minhocas
11/10/2008
Filosofia, Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Médio
120
Halerrandro Tavares de Araújo
CIEP 323 MARIA WERNECK DE CASTRO | RJ | Rio de Janeiro | Estadual





O filme foi utilizado para levar a questão sobre os reais valores que tornam o indivíduo um ser humano de verdade; pensar ainda na identidade social em que o mesmo deveria/deve construir para viver melhor em sociedade; refletir sobre a necessidade de acabar com a violência, o grande mal que envolve a sociedade de uma forma geral.

Foi pedido aos alunos, que quando assistissem o curta, prestassem bem atenção em como cada personagem desempenha a sua função no grupo familiar. Logo depois foi aberto um debate onde todos os personagens foram apresentados pelo olhar dos alunos, apontando-se erros e acertos quanto a atitude de cada um. Depois, em grupos, recontaram a história, corrigindo ou acrescentando a atitude dos personagens de acordo com os valores que eles privilegiam. Mais tarde as históris foram apresentadas usando a linguagem teatral e foi construido um texto respondendo a seguinte pergunta:Que figura de pai você será no futuro?

O resultado foi bastante produtivo. A identificação da representação de personagens foi imediata!