Relato de atividade em sala de aula

O ENCANTO DAS PALAVRAS

Visualizações |
Vote aqui
Clandestina Felicidade
30/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
38
maria veraneide gonçalves torr
EEMTI SIMAO ANGELO | CE | Penaforte | Estadual





O curta teve como objetivo valorizar a produção do cinema, a produção de curtas
nacionais . Como também, reconhecer a leitura como fonte de crescimento intelectual, de prazer. Destacar informações autobiográficas de Clarice Lispector até então desconhecidas e ao mesmo tempo desenvolver a prática da leitura, vista por Clarice Lispector como "Clandestina", e trabalhar, também a escrita.

Vale destacar que de início, aconteceu uma breve preparação para a realização deste trabalho. Foi acordado com a turma fazer uma pesquisa sobre a vida e obra de Clarice . Foi também estudado o conto "Felicidade Clandestina"para proporcionar uma melhor e maior compreensão do curta. Logo que terminou a exibição , foi aberto o debate . A discussão foi ótima, os alunos frisaram bem um ponto forte percebido , o qual foi o encanto pela leitura desde cedo. O apego , o amor, a dedicação à literatura está presente em todo o momento.

À partir da projeção do curta e a visualização da história vale ressaltar que teve uma boa discussão. O grupo atentou para o tema "a importância da leitura" na vida das pessoas, das personagens do curta e chamaram a atenção para o termo "clandestina", que caracteriza alguma coisa realizada em segredo: a felicidade de ler era transformada em clandestina, porque não a vivia às claras, abertamente. Destacaram que a personagem era uma pessoa contida, que vivia intimamente, interiormente, seus sentimentos e emoções. Concluíram que os recursos expressivos conseguem atingir, com muita eficácia o mundo interior. No decorrer dos relatos, foi destacado a presença de elementos autobiográficos , reconhecidos somente a partir da pesquisa feita previamente pelos alunos. Na seqüência, aconteceu a oficina de produção , onde os alunos produziram textos poéticos, paródias , dramatizações , sempre destacando o significado maior que teve a leitura na vida de Clarice e , que tem na vida de cada educando . Os alunos salientaram , ainda, o prazer da leitura e o de poder possuir e usufruir de livros para boas leituras.