Relato de atividade em sala de aula

ANIMAÇÃO DINÂMICA

Visualizações |
Vote aqui
Animando
07/01/2010
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
60
Rose Marie A. de Medeiros





 Desenvolver a criatividade, criando e manipulando quadros sequenciais;  Contextualizar os quadros;  Manipular as ferramentas do Editor Gráfico CorelDraw  Manipular as ferramentas de manipulação de imagem do PhotoPaint;  Criar um filme no Windows Movie Maker;  Sociabilizar o filme apresentando-o para a turma.

No primeiro momento, foi apresentado o filme Animando, de Marcos Magalhões, com o objetivo despertar nos alunos o interesse em criar uma sequência lógica, na qual apresentassem uma mensagem construtiva ou educativa para a turma. Os temas das criações foram de múltiplas escolhas, desde que abordassem cidadania e sustentabilidade. Além disso, foi proposto aos alunos que desenvolvessem um pré-projeto no editor de texto Word, a fim de estimular a escrita e a Língua Portuguesa. Em seguida, após o debate e os esclarecimentos das ideias, foi apresentado os softwares CorelDraw e PhotoPaint e suas principais ferramentas. A Internet teve um papel fundamental nesse projeto, pois a partir das ideias dos alunos, iniciaram-se as pesquisas de imagens que poderiam compor a ideia de cada grupo e que, consequentemente, seriam manipuladas nos softwares gráficos. Após manipulação e criação de quadros sequencias, desenvolveram o filme no Movie Maker, com uma música que se adequasse a animação e, finalmente, apresentaram à turma.

A experiência foi bastante satisfatória, pois as turmas - foram duas, 7º ano A e B - demonstraram bastante interesse e se envolveram com a proposta da criação de uma animação. Entretanto, uma das sétimas, talvez por achar desinteressante o Corel e o Photo Paint, solicitou algumas alterações. Portanto, a segunda turma, criou uma animação no Movie Maker, fundamentando-a em pesquisa científica, organizando-a da seguinte forma: tópico, indagação e exposição de motivos. Para tanto, organizou o conteúdo da seguinte forma: criou e organizou as pastas de armazenamento de acordo com o conteúdo arquivado; Criou dois arquivos de textos, nos quais constaram a pesquisa e as fontes pesquisadas, devidamente datadas. Em seguida, desenvolveu uma mídia, na qual levantaram o ponto principal das pesquisas, de forma lúdica e criativa. Enfim, o curta estimulou várias formas de conhecimentos.