Relato de atividade em sala de aula

ALUNOS "CURTINDO" UM CURTA.

Visualizações |
Vote aqui
Minhocas
26/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
Iria Mara De Marco Silva
SANTA CANDIDA C E EF M N PROFIS | PR | Curitiba | Estadual





Os alunos deveriam assistir o curta-metragem "Minhocas" e decidir um trabalho pedagógico que gostariam de fazer a partir do filme.
Foram 7 turmas de alunos de 6ª série, totalizando 290 crianças.Cada turma foi dividida em equipes de 6 para discutir as possibilidades e a partir daí surgiram as propostas entusiasmadas: Turma A:Tele-jornal colegial sobre minhocas.
Turma B:Produção de um curta sobre curta-metragem.
Turma C:Dublagem do "Minhocas".
Turma D:Escrever o "Minhocas II" uma nova aventura.
Turma E:Composição de um rap.
Turma F:Videoclipe deles mesmos assistindo e depois desenhando sobre o curta.
Turma G:Mosaico de uma cena.
Sobraram muitas idéias além destas, como por exemplo, produzir uma História em Quadrões.

Decisão de como seria o trabalho na prática através de votação das melhores idéias, divisão das tarefas, cronograma das atividades, levantamento de material necessário como figurino, máquina fotográfica, filmadora, isopor, cola e pedrinhas. No dia marcado: 6A: Dramatizaram um tele-jornal com apresentadores, repórteres, entrevistaram a "família de minhocas", fizeram o horóscopo dos bichos incluindo as minhocas, propaganda eleitoral com candidatos minhocas, um concurso musical em que "Adonis" era um dos candidatos. Filmaram tudo e assistiram depois. 6B:Pesquisaram na internet sobre curta-metragem, o que é, como é feito, os diversos usos. Pesquisaram sobre os dubladores do "Minhocas" , sobre dublagem em geral e sobre o estúdio double sound que fez o trabalho neste curta. Dividiram os papéis e produziram um curta com entrevistas com o conteúdo da pesquisa, onde cada um decidiu se queria perguntar ou responder. A professora fez a edição no computador e gravou para os alunos assistirem. 6C:Ouviram várias vezes as falas do filme, escrevendo-as. Fizeram testes de voz e decidiram por dois dubladores para cada personagem, através de votação.Gravaram dois trechos do filme. 6D:Divididos em equipes escreveram idéias para uma nova aventura da família das minhocas. Cada idéia foi apresentada para a turma que decidiu mesclar duas idéias. Uma equipe de 3 alunos desenvolveu a história, enquanto todos os outros produziram ilustrações sobre o "Minhocas II". 6E: Cada equipe criou um rap e apresentou para a turma. Dois foram escolhidos. Todos copiaram as composições e fizeram ilustrações para os mesmos. 6F:Filmaram a si mesmos assistindo o curta, fotografaram a si mesmos desenhando sobre o curta, 3 meninos criaram um rap e foram filmados cantando. A professora produziu um videoclip com as imagens. 6G:Decidiram pela cena do lanche à mesa, incluiram o relógio verde, uma aluna desenhou a cena no isopor e todos colaram as pedrinhas coloridas.

Todas as atividades foram socializadas entre todas as turmas. Os alunos foram muito responsáveis, competentes e principalmente criativos. A professora não opinou nas decisões e nem deu idéias, apenas dirigiu os trabalhos e interferiu nos conflitos que surgiram. Os alunos tiveram a excelente oportunidade de treinar trabalho em equipe, respeitar decisões que foram tomadas pela maioria, opinar, contribuir, participar. Aprenderam muito se divertindo, aplaudiram o seu próprio trabalho várias vezes. O resultado final de cada trabalho foi documentado e guardado.