Relato de atividade em sala de aula

PATATIVA - SUPERANDO OS LIMITES

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Patativa
06/07/2012
Língua Portuguesa
Ensino Médio
20
Luiz Castro
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO JOAQUIM NABUCO | PE | Recife | Estadual





Incentivar a leitura e a produção de poemas; Melhorar a autoestima dos alunos.

Desvendando Patativa em três passos 1º - Quem é Patativa de Assaré para que eu assista esse curta? De pronto, ouvimos os alunos anunciarem: é poeta, é cordelista, é um repentista e, por aí, saiu os mais brilhantes qualificativos para um humilde poeta de rua, poeta popular que canta e encanta com seu cordel escrito na língua do povo. 2º - Qual sua formação acadêmica? A natureza foi seu livro e escola, pois aquele que nunca viu escola, hoje nos ensina a arte do cordel. 3º - Qual sua profissão? Trabalhador rural, sertanejo roceiro. A roça era seu local de trabalho. 3º - Qual sua fonte de inspiração? A roça era, também, sua fonte de inspiração para produzir seus Cordéis. Ele cantou a vida e a terra de uma gente sem leitura. Palavras finais - "se ele pode, eu também posso". Alguns alunos, desse dia em diante, por iniciativa própria, passaram a escrever poesias e cordéis e os exibiram na sala de aula para os colegas.

A literatura de cordel mostrou-se significativa para se trabalhar com a oralidade em sala de aula, pois a variedade linguística do cordelista Patativa do Assaré incentivou os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) a produzirem textos verossímeis de seu cotidiano. Segundo os alunos e alunas da EJAI - Ensino Médio da EREM - Joaquim Nabuco, se é possível para o poeta usar a variedade linguística sem sofrer discriminação por falar e escrever assim, é também possível para eles. Assim disseram alguns alunos: "se ele pode, eu também posso". Essa afirmação enfatiza a identidade entre o cordelista Patativa do Assaré e os alunos da EJAI, foi o que se pode perceber durante a exibição do curta em sala de aula, com a participação de 20 alunos do EJAI-Ensino Médio.