Relato de atividade em sala de aula

DO ASSARÉ PARA O MUNDO

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Patativa
24/05/2012
Língua Portuguesa
Ensino Médio
118
Cristina Portela de Lima Velos
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO JARINA MAIA | PE | João Alfredo | Estadual





1. avaliar a importância do escritor Patativa para a divulgação da cultura cearense; 2. fazer o comparativo entre a linguagem informal "cabocla" e a linguagem padrão culta; 3. reconhecer a importância da valorização cultural, sem discriminação linguística; 4. estimular o gosto pela leitura; 5. analisar aspectos do ambiente apresentado no filme; 6. fazer uma análise da literatura engajada ao meio popular; 7. desenvolver a capacidade de debater e respeitar a opinião do outro; 8. redigir texto com a linguagem coloquial.

Antes da apresentação do filme, apresentei a biografia de Patativa do Assaré, conversamos sobre a falta de escolaridade do mesmo e a sua capacidade de criação poética; em seguida lemos o texto "O poeta da Roça", chamando a atenção para o aspecto informal da linguagem, bem como transcrevendo-o para a linguagem padrão culta; Após toda essa preparação, fomos ao filme. Os alunos foram orientados a escreverem suas observações durante a apresentação do filme, para um posterior debate.No momento das discussões, os alunos chamaram a atenção para aspectos regionais como seca, a vida simples do poeta, e o poder de transformação do ser através da literatura. Os alunos, formando duplas, produziram textos a partir de expressões utilizadas no dia a dia por seus familiares mais velhos e apresentaram na sala de aula.

O estudo realizado com o auxílio do Curta foi bastante importante, pois foi uma forma agradável de ver a literatura, bem como reconhecer a importância da cultura popular para a formação do povo brasileiro. Os alunos foram envolvidos na experiência de leitura de uma realidade não tão distante deles o que os sensibilizou bastante. Houve, ainda, uma maior conscientização a respeito da não discriminação do outro pelo seu jeito de falar.Os alunos também observaram que ele não precisou ir à escola para aprender a fazer poesia e fazia a poesia "pro povo" simples, porém conseguiu conquistar muitos letrados.