Relato de atividade em sala de aula

BIOGRAFIA DE UM SERTANEJO

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
01/10/2012
Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
22
Ana Paula Barbosa Castro Cambr
ESCOLA MUNICIPAL TEREZINHA NIVIA DE OLIVEIRA LOPES | MG | Ipatinga | Municipal





Procurando trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, os objetivos propostos foram:  - Localizar no mapa do Brasil a região geográfica retratada, segundo o IBGE;  - Identificar as subdivisões da região nordeste;  - Correlacionar o clima, relevo e vegetação do bioma Caatinga com o modo de vida do sertanejo e com a biografia do poeta popular Patativa do Assaré;  - Caracterizar os gêneros: Biografia e Poesia Popular;  - Diferenciar linguagem padrão e linguagem popular, valorizando a segunda e identificando situações onde o uso da primeira é indispensável.

Previamente, a turma havia construído a caracterização das regiões brasileiras, segundo o IBGE. 1º Desafiei-os para que identificassem a região geográfica retratada no curta "Patativa", antes de assistirem ao curta- metragem. 2º Promovemos um debate acerca das marcas cenográficas que ajudaram na identificação da região; discutir as técnicas de animação utilizadas e como o roteiro retratava a vida do sertanejo e poeta. 3º Assistimos novamente ao curta, com olhar mais apurado pelos questionamentos feitos. 4º Fizemos a leitura em grupos do roteiro do curta. Os alunos identificaram as rimas utilizadas. Relacionaram a obra do poeta ao gênero Poesia Popular. 5º Fizeram a leitura e interpretação da letra da música "Vaca Estrela e Boi Fubá", mencionada no curta. Identificaram o emprego de linguagem popular e fizeram a transposição de uma estrofe para linguagem padrão. Como desdobramento pretendo escrever livrinhos de cordel com a biografia dos alunos, após caracterizar esses dois gêneros textuais.

A utilização de recursos audiovisuais não é novidade para essa turma e, mesmo assim, a empolgação dos alunos foi grande. Depois de alguns contratempos com a velocidade da conexão, o curta foi bastante apreciado e os alunos identificaram com facilidade o cenário do sertão nordestino e as características do bioma que já haviam estudado. Ficaram intrigados com o uso de caricaturas nas animações, principalmente com o bebê que nascia com rosto de velho. Impressionaram-se com a construção de pau-a-pique da casa em que o poeta nasceu. Perceberam que o roteiro foi feito em forma de poesia e que todos apreciavam a obra de Patativa, da criança ao roqueiro. Todos queriam opinar e participar do debate. Ao fazermos a interpretação do roteiro escrito, ficaram curiosos com "A Vaca Estrela e o Boi Fubá". Apresentei-lhes, então, a música criada pelo poeta e os alunos reconheceram parte da letra no roteiro do curta. Identificaram marcas da linguagem popular e reescreveram uma estrofe em linguagem padrão. Terminamos a aula cantando juntos a melodia aprendida. Ao solicitar uma avaliação do uso dos recursos audiovisuais nas aulas, os alunos fizeram as seguintes colocações: "É legal ver os vídeos porque facilita entender a matéria"; "Gosto de assistir filmes, porque eu aprendo mais ainda"; "Facilita pra gente e pra você, professora, ficar só copiando não dá muito certo"; "Nas provas, a gente vai lembrando dos vídeos e acerta mais as questões"; "Sempre tem brincadeiras, experiências, que a gente entende mais. Gostei muito da música." Enfim, a aula foi proveitosa e estimulante, concretizando aprendizagens e abrindo novos horizontes para alunos de uma comunidade carente, que de outra forma não teriam como conhecer lugares e modos de vida diferentes dos seus. Ampliamos vocabulário, conhecimento de mundo, possibilidades...