Relato de atividade em sala de aula

CONHECENDO PATATIVA

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
05/07/2012
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
12
Maria de Lourdes P.de Oliveira
EMEF CANDIDO PORTINARI | SP | São Paulo | Municipal





1. Conhecer, através do filme, um pouco mais sobre a vida e obra de Patativa; 2. Compreender a pluralidade cultural que existe em nosso Brasil; 3. Relacionar o filme com os textos do livro didático - Coleção Tempo de Aprender EJA Ed. IBEP - sobre Patativa do Assaré; 4. Debater sobre as conquistas de Patativa e a relevância de seu exemplo para a Educação de Jovens e Adultos.

1a Etapa Leitura compartilhada do livro didático - capítulo que trata sobre a trajetória de Patativa do Assaré; 2a Etapa Espaço para questionamentos, comentários, relações com histórias similares, principalmente acerca da pluralidade cultural; 3 Etapa Sala de vídeo - projeção do filme; 4 Etapa Comentários sobre "o antes e o depois do filme"; 5 Etapa O entendimento de como o audiovisual, especificamente o filme, complementa, amplia e fixa mais os saberes adquiridos.

Para quem trabalha há muitos anos com E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos), nota-se que o recurso audiovisual, através do filme, auxilia muito a didática em sala de aula. A nossa aula concorre com inúmeras opções que os nossos alunos trabalhadores têm, pois a maioria está retornando aos estudos após anos. O cotidiano na sala de aula é como "matar um leão por dia". O filme é, sempre, bem recebido pelos alunos quando há um trabalho preliminar. Eles entenderam a importância do filme e não dormiram durante a exibição. Todos fizeram comentários e relacionaram as cenas vistas com experiências pessoais. Os alunos compreenderam que as poesias de Patativa são tão importantes quanto todas as outras poesias brasileiras; fizemos uma discussão acerca daquelas "cobradas" nos vestibulares mais concorridos.