Relato de atividade em sala de aula

LINHA DO TEMPO: A TRAJETÓRIA DE CADA UM!

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
16/09/2012
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
20
Agda Menezes Correa
IME ENGENHEIRO FRANCISCO ERSE | RO | Porto Velho | Municipal





Compreender a trajetória de vida, através da linha do tempo de cada um. Compreender a importância da linha do tempo. Debater as diferenças entre as linhas do tempo de cada indivíduo e compará-las com o Curta Patativa. Perceber que todas as pessoas passam por este processo de desenvolvimento. Analisar as principais características desde o início de suas vidas. Refletir sobre as possibilidades de transformação de vida: do nascimento até hoje.

As atividades foram realizadas nas duas aulas semanais de História. Os alunos assistiram ao curta em sala de aula no Data show. As atividades avaliativas foram realizadas em grupo e socializadas. Diálogo dirigido sobre a linha do tempo do Curta- Patativa. Atividade em grupo: Os alunos confeccionaram sua linha do tempo, socializando entre si. Produção de desenhos para ilustrar a linha do tempo de cada aluno e da professora. As atividades realizadas no final de agosto foram muito produtivas. As aulas de História foram ministradas na própria sala de aula. Os alunos assistiram a uma produção audiovisual: o curta-metragem "Patativa" (2001). Os alunos logo gostaram dos desenhos e das músicas que animaram o curta. No primeiro momento, houve um diálogo sobre tudo o que viram no Curta. Em seguida, foram feitas intervenções dirigidas e voltadas à linha do tempo, que foi o tema abordado na aula. Foi perguntado se alguém sabia como era quando nasceu? Então, cada aluno deu seu depoimento e fez questionamentos. Foi pedido aos grupos que fizessem uma pesquisa na internet sobre a obra de Patativa do Assaré e assim identificarem mais detalhes na linha do tempo sobre ele. Na segunda aula, foi feito a socialização da pesquisa na internet sobre as outras obras de Patativa do Assaré. Depois, foi explicado a eles sobre a linha do tempo e como a identificar no curta metragem "Patativa". Quando todas as atividades estiverem prontas, cada aluno apresentará para a turma. Foi feito, então, uma reflexão final com as crianças: Vocês gostaram de assistir ao curta-metragem Patativa? Vocês gostaram de fazer as atividades, utilizando o curta metragem? E todos responderam: "Queremos mais aulas assim!".

Para concluir, os alunos se reuniram em grupos para produzir sua própria linha do tempo, observando o curta Patativa. Os alunos ficaram motivados com a confecção da linha do tempo, que eles aprenderam a construir através deste novo recurso utilizado em sala de aula, e que ajudou no desenvolvimento do aprendizado cognitivo e emocional. O curta "Patativa" chama a atenção para as perguntas que constantemente os alunos fazem sobre a existência deles e das pessoas em sua volta e sobre a valorização cultural de cada um. Pode ser trabalhado em todas as disciplinas e com alguns temas transversais. E, por ser animado e colorido, viabiliza a concentração e a atenção dos alunos para uma maior compreensão dos conteúdos a serem trabalhados na sala de aula. Recursos: Computador, Data show, internet, pincel, papel sufite, lápis de cor. Avaliação Diagnóstica: exploração do conhecimento prévio das crianças sobre linha do tempo, através do curta- metragem "Patativa". Formativa: observação do processo de criação e concretização da proposta.