Relato de atividade em sala de aula

CLANDESTINA FELICIDADE - CLARICE LISPECTOR

Visualizações |
Vote aqui
Clandestina Felicidade
05/09/2012
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
Marcia Regina Facelli Aguina
PAULO FREIRE EDUCADOR EMEB | SP | Cosmópolis | Municipal





Ao utilizar o curta, tive como objetivo mostrar aos alunos alguns textos de Clarice Lispector, já que o curta trabalha com a mistura de várias histórias da autora. Também trabalhei o tema da leitura para aquela menina e a importância da leitura na vida de algumas pessoas.

1- Leitura de alguns contos de Clarice Lispector. Entre eles: "Felicidade Clandestina" e "A galinha" e apresentação do romance "A hora da estrela". 2- Apresentação de vídeo bibliográfico da autora - retirado do youtube. 3- Apresentação de adaptação televisiva do romance "A hora da estrela" http://www.youtube.com/watch?v=O8Abw_Cm6HE 4- Releitura do conto "Felicidade Clandestina"e debate sobre o tema do mesmo: o desejo de ler. 5- Assistimos ao curta "Clandestina Felicidade". 6- Debate sobre as várias obras de Clarice presentes no curta. 7- Comparação entre o curta e o conto lido. 8- Elaboração de uma sinopse. O aluno poderia escolher qualquer conto de Clarice para realizar a sinopse.

A experiência foi muito gratificante. Percebi que mesmo os alunos que não se interessam por leitura, ficaram atentos ao curta e após assisti-lo, leram o conto novamente e tiveram uma outra visão sobre o ato de ler. As sinopses apresentadas vieram ao encontro do que eu esperava. Já havíamos trabalhado o conceito de sinopse e visto vários exemplos. Então, os alunos não tiveram dificuldades em fazer a atividade. Além disso, foram "procurar" outros textos de Clarice e muitos acabaram gostando do que leram.