Relato de atividade em sala de aula

PASSADO E PRESENTE NO FUTEBOL

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Barbosa
16/09/2012
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
Marcela de Paolis
EMEF ALIPIO CORREA NETO PROF | SP | São Paulo | Municipal





Aproveitando o momento de competições mundiais, como as Olimpíadas de Londres e a eminente Copa do mundo no Brasil, o filme traz possibilidades de discussão sobre as expectativas em relação aos esportes e seus atletas. O Brasil é um país que tem tradição em acompanhar seus atletas, criando exemplos e ídolos. Ao mesmo tempo, a imprensa elege alguns esportes e esportistas em detrimento de outros, para serem seguidos e valorizados. A pressão em cima desses profissionais acaba sendo excessiva, e em muitos casos acaba prejudicando sua carreira e seu rendimento esportivo. Ao mesmo tempo, outros atletas sofrem com a falta de patrocínio e reconhecimento de sua dedicação. Os períodos de competições mundiais são muito favoráveis para discutirmos essa relação com o esporte e seus participantes.

A sequência abaixo foi desenvolvida em quatro aulas, divididas em diferentes momentos: Primeiro dia (aula dupla): - Sondagem sobre acompanhamento dos alunos das transmissões das Olimpíadas (em discussão aberta). - Sondagem com alunos sobre expectativas para a Copa do Mundo no Brasil (em discussão aberta). - Apresentação da definição de curta-metragem. - Introdução sobre o curta "Barbosa": indicação sobre seu formato (mistura entre ficção e realidade), dados técnicos (direção, onde encontrar o filme), apresentação de dados sobre a participação e desempenho do Brasil em edições da Copa do Mundo, informações sobre o goleiro Barbosa. - Exibição do curta "Barbosa" - Entrega de questionário sobre o filme. Segundo dia (aula dupla): - Devolutiva dos questionários. - Discussão sobre a possibilidade de algo parecido se repetir. - Discussão e apresentação do relato sobre a final da Copa de 1994 e trecho de entrevista de Roberto Baggio na revista Placar, contando sobre o pênalti que perdeu e como se sentiu, disponível em: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php? id=3585&sessao=f - Exibição de reportagem com Barbosa, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QtW78YvOKx8 Questionário realizado com os alunos: A partir do filme Barbosa" e do que discutimos em aula, responda: 1) Você acha que o Barbosa foi responsável pela derrota da seleção na copa de 1950? Explique. 2) O filme mistura imagens reais da década de 1950 com cenas produzidas para o filme. Como você identificou o que era de 1950 e o que era recente? 3) Explique a frase dita pelo protagonista: "minha fé e minha infância foram soterradas pelo gol de Ghiggia". 4) Você acompanha a seleção brasileira? Qual sua expectativa quando assiste a um jogo da seleção? 5) Você acha que pode acontecer algo parecido com o filme, se a seleção brasileira perder a copa de 2014, que será realizada no Brasil? 6) Você gostou do filme? Explique.

A exibição do filme foi muito produtiva em diferentes aspectos. Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer o formato do curta-metragem - muitos não sabiam que existia esse tipo de filme - e conhecer o site Porta Curtas e Curta na Escola como alternativas de assistir a filmes gratuitamente. Além disso, trabalhamos sobre a linguagem do cinema (construção de planos, criação de efeito de real, recursos cênicos). O tema do futebol também foi bastante atraente para a sala, que ficou muito curiosa sobre as diferenças entre as equipes mais antigas do esporte. Conversamos muito sobre a importância da valorização dos atletas, os eventuais exageros da imprensa e a responsabilidade dos jogadores em relação às suas equipes. Os alunos trouxeram impressões sobre a dificuldade quando se comete erros no esporte e mesmo na omissão e falta de companheirismo entre os atletas. Por último, a entrevista com Roberto Baggio sinalizou para a vulnerabilidade de que situações parecidas voltem a se repetir e criou um alerta para a próxima Copa do Mundo. A avaliação geral foi muito positiva, com excelente aproveitamento de todos os momentos da sequência didática.