Relato de atividade em sala de aula

PATATIVA DO ASSARÉ - GEOGRAFIA, CINEMA E CULTURA NACIONAL

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
23/09/2012
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
50
João Paulo Meira Marinho
EE PROFESSOR WELSON MESQUITA DE OLIVEIRA | MT | Cuiabá | Estadual





Objetivo geral: Desenvolver e discutir aspectos da Geografia brasileira, utilizando como ferramenta o vídeo: "Patativa", disponibilizado pelo Portal: Porta Curtas Petrobrás. Objetivos específicos: Discutir sobre a variedade de paisagens e culturas existentes nas diversas regiões do Brasil; Apresentar o trabalho do "Porta curtas Petrobrás" e o filme: "Patativa", de Ítalo Maia, de duração: 10 min; Destacar elementos presentes na narrativa do filme, que são de uso comum na Geografia; Identificar a região geográfica a qual está inserida a história do poeta "Patativa" e elementos relacionados a ele e ao enredo do filme. Fazer anotações sobre os elementos discutidos.

Discussão sobre as variedades de paisagens e culturas existentes nas diversas regiões do Brasil, utilizando apresentação de slides (software power point). Apresentação do filme: "Patativa", de Ítalo Maia, com a possibilidade de reapresentação, se for necessário. Destacar e discutir com os estudantes, elementos presentes na narrativa do filme, que são de uso comum na Geografia. (Elaborar um roteiro para facilitar essa discussão). Fazer anotações no quadro branco, sobre os assuntos levantados a partir do filme.

A experiência foi extremamente proveitosa, pois os alunos perguntaram e participaram ativamente da aula, que teve momentos usando a exibição do filme e na sequência apresentação de slides, com diversos aspectos da diversidade brasileira. No final, foi solicitado aos estudantes que produzissem, no caderno, um breve texto sobre o questionamento: "qual foi o meu aprendizado através dessa aula relacionando Geografia, Cinema e diversidade cultural?" Uma das dificuldades foi com relação à disponibilização dos recursos utilizados para aula, como a questão da Internet, que precisou ser utilizada a 3G, por não haver disponibilidade, na sala de aula, de internet sem fio. No geral, posso avaliar a experiência como positiva, pois prendeu a atenção dos estudantes, e os mesmos puderam aprender conteúdos de Geografia, usando uma aula com formato mais dinâmico.