Relato de atividade em sala de aula

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMPOSTAGEM

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22/11/2023
Geografia, Língua Portuguesa
Conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
24
Laura Moscatelli da Silva
WALTER CARRER PROF EMEF | SP | São Manuel | Municipal





O vídeo foi escolhido de acordo com as necessidades didáticas da sala do 3° ano, tendo em vista as habilidades trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É necessário que sejam trabalhados temas que proporcionem a construção de consciência acerca da produção de resíduos, impactos da atividade humana no Meio-Ambiente, economia de recursos ambientais e consumo consciente. Durante o ano letivo, a Escola manteve parceria com um grupo de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), desenvolvendo atividades de Educação Sintrópica: entre as atividades propostas, a Instituição de Ensino conta com uma horta, que é cuidada semanalmente pelas crianças. Optou-se pela escolha dos vídeos para que tornassem mais didático os conteúdos trabalhados durante o semestre, criando conexões entre os saberes de diversos componentes curriculares. O uso das tecnologias digitais pode aproximar o trabalho de sala da aula com o cotidiano das crianças, despertando seu entusiasmo e interesse pela aprendizagem, que pode ocorrer de maneira lúdica e descontraída. 


 


No primeiro dia da sequência didática os estudantes assistiram ao vídeo “O Caso do Cheiro Esquisito”, da série: Peixonauta, na plataforma do CurtaEducação. Em seguida, realizaram uma roda de conversa com os colegas para compreender melhor o tema tratado no vídeo. Foram levantadas questões como: “O que era o cheiro esquisito no parque?”, “O que foi feito para resolver o problema?”, “Para que serve o adubo?”, “É possível fazer adubo com materiais que temos em casa?”, “Você já ouviu falar em compostagem?”. Os estudantes compartilharam sua opinião e conhecimento, trazendo informações valiosas para a discussão. A professora trouxe uma atividade de interpretação com questões acerca do vídeo assistido para serem respondidas por escrito, dessa forma o tema tratado pode ser aprofundado.

No segundo dia, a professora exibiu mais um vídeo (“O caso das garrafas plásticas”, da série: Peixonauta) e, novamente, foi realizada uma roda de conversa. Para esclarecer as informações trazidas pelo episódio e praticar a Produção Textual (habilidade fundamental para o ano didático), foi realizada a escrita coletiva de um resumo da história. Nesse dia também, a docente trouxe para a sala a possibilidade de realizar uma pequena compostagem na escola, apresentou aos alunos os conceitos e significados, discutindo acerca do que poderia ou não ser usado na compostagem e os materiais que seriam necessários para sua montagem. 

Para a aula de Artes Visuais, também pareceu viável construir tartaruguinhas de garrafas plásticas, assim como a turma do Peixonauta. Para que para isso acontecesse, a professora solicitou o auxílio dos alunos e dos familiares para a doação de garrafas PET e embalagens de sorvetes, materiais que, normalmente, vão para o lixo. Prontamente os familiares fizeram as doações dos materiais. 

No último dia de atividade, para a consolidação dos conhecimentos aprendidos nas aulas anteriores, a professora e os alunos montaram duas pequenas compostagens, fazendo uso de materiais recicláveis, lixo orgânico, folhas secas e terra. Foi combinado com a turma que semanalmente as compostagens serão observadas e, com seu sucesso, o adubo obtido poderá ser usado na horta da escola. Como trabalho artístico, os estudantes construíram tartarugas de garrafa PET e papel cartão, utilizaram o momento para relembrar que o plástico descartado incorretamente é prejudicial para a vida dos animais marinhos e que os produtos que consumimos podem ganhar novas utilidades


 


A experiência didática veio de encontro com diversos conteúdos aprendidos durante o ano letivo nas áreas de Ciências, Geografia e História. Além disso, a preocupação ambiental é um tema recorrente nas diversas atividades realizadas na Escola, visto sua parceria com o Projeto Educação Sintrópica. Assistindo aos vídeos, os conhecimentos aprendidos puderam ser mais palpáveis para os estudantes, visto que são colocados em uma linguagem acessível, dada sua ludicidade. Os estudantes ficaram interessados na história, aprendendo de maneira descontraída. Durante as discussões tornou-se mais explícito os conhecimentos adquiridos e foram feitas várias associações com os temas trabalhados. A professora trouxe informações adicionais, completando as informações que se mostraram necessárias.