Relato de atividade em sala de aula

LEOPOLDINA: A FORÇA E O PAPEL DA IMPERATRIZ NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

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05/09/2024
História
Comunicação
Ensino Médio
35
Lia Araújo





Na aula de História do Brasil, utilizamos o documentário "Leopoldina – A Imperatriz do Brasil" para uma imersão na figura de Maria Leopoldina e sua influência decisiva na independência do Brasil. O documentário, lançado em 2023, oferece uma perspectiva rica e detalhada sobre a vida da arquiduquesa austríaca que desempenhou um papel crucial no contexto político do país.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos uma compreensão do impacto de Maria Leopoldina na história brasileira. Através do documentário, buscamos destacar não apenas o papel político de Leopoldina, mas também sua importância como mulher em um período histórico dominado por figuras masculinas. O filme revela como sua formação política e suas estratégias diplomáticas contribuíram para a independência do Brasil, desafiando estereótipos e mostrando a relevância das mulheres na política imperial.


  • Introdução ao Contexto Histórico - História do Brasil: A aula começou com uma introdução ao Brasil Imperial, focando no contexto da independência e na figura de Maria Leopoldina. Foi discutido o papel das figuras femininas na política do século XIX e como Leopoldina se destacou em um ambiente predominantemente masculino.

  • Exibição do Filme: O filme foi exibido em uma sessão única, seguido de uma breve pausa para discussão. Durante a exibição, os alunos foram incentivados a observar como a Imperatriz é retratada através de suas cartas pessoais e imagens de arquivo, e a refletir sobre seu papel na independência do Brasil.

  • Análise e Discussão: Após a exibição, os alunos participaram de uma análise em grupo sobre os principais eventos e contribuições de Leopoldina para a independência. Foram discutidas suas estratégias políticas, seu impacto nas relações diplomáticas e seu papel como conselheira de Dom Pedro I.

  • Atividade de Pesquisa e Apresentação: Em grupos, os alunos realizaram pesquisas sobre outros personagens importantes da história do Brasil Imperial e prepararam apresentações sobre como suas ações e influências interagiram com a trajetória de Leopoldina. Isso ajudou a contextualizar seu papel dentro de um panorama mais amplo da história imperial.

  • Debate e Reflexão Final: O debate final envolveu uma reflexão sobre como a figura de Leopoldina pode ser vista sob uma nova perspectiva, considerando sua preparação política e influência. Os alunos discutiram a importância de reconhecer e valorizar o papel das mulheres na história e como isso pode impactar a compreensão da história do Brasil.


O uso do documentário foi altamente enriquecedor, oferecendo uma visão detalhada e pessoal da Imperatriz Maria Leopoldina. Os alunos mostraram um grande interesse pelos detalhes apresentados e participaram ativamente das discussões e atividades. A análise das cartas pessoais e das imagens de arquivo ajudou a humanizar a figura histórica e a compreender melhor seu papel decisivo na independência do Brasil.

A experiência evidenciou a importância de explorar diferentes perspectivas históricas para uma compreensão mais completa dos eventos. Para futuras aulas, considerar a inclusão de debates sobre a influência de outras figuras femininas na história ou uma visita a um museu histórico pode aprofundar ainda mais o conhecimento.