Relato de atividade em sala de aula

FOLCLORE NA SUSTENTABILIDADE

Visualizações |
Vote aqui
30/10/2024
Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Repertório cultural
Educação Infantil
19
Silvia Maria Lopes
EMEI DONA LEONOR MENDES DE BARROS | SP | SAO MANUEL | Municipal





A escolha do filme 'Comadre Fulozinha' se alinhou perfeitamente com nosso projeto do terceiro bimestre, que aborda o folclore e a natureza, destacando a importância da preservação das matas. O filme enriqueceu o projeto ao despertar o amor pela natureza nas crianças, apresentando a Comadre Fulozinha, uma personagem do folclore que elas ainda não conheciam.

Objetivos Específicos:

  • Introduzir as crianças à lenda da Comadre Fulozinha.
  • Estimular a atenção e o interesse por histórias.
  • Promover a cooperação e o respeito no trabalho em grupo.

Exploraremos a cultura brasileira através das cores, da proteção à natureza e da alimentação saudável, além de atividades relacionadas aos órgãos dos sentidos e às flores. Também ampliaremos o vocabulário com uma lista de nomes de flores, incentivando a identificação das letras iniciais desses nomes.


Sequência de Atividades

Iniciei a aula com uma roda de conversa sobre lendas, perguntando às crianças se já ouviram histórias semelhantes. Expliquei que assistiriam a um filme mágico, protagonizado por uma índia muito especial, e perguntei se conheciam a lenda da Comadre Fulozinha. Em seguida, levei as crianças a assistir ao vídeo da história.

Após o filme, perguntei o que acharam da lenda, se gostaram da história e qual era o nome da árvore em que a Comadre Fulozinha subiu. Aproveitei para falar sobre a fruta manga e seus valores nutricionais.

Distribuí folhas de papel e materiais de desenho para que as crianças pudessem ilustrar sua parte favorita da história e criar um cenário da lenda. Como a Comadre Fulozinha defendia a floresta, comentei sobre outros personagens folclóricos que também protegem a natureza e a importância de preservarmos nossas florestas.

Órgãos do Sentido

Em uma nova roda de conversa, discuti a importância das frutas para uma alimentação saudável. Mostrei uma manga e explorei com as crianças as cores da casca e da polpa, a textura, o cheiro e o sabor. Ofereci pedaços pequenos para que experimentassem, perguntando se era doce ou azeda.

Cores

Utilizando guache, as crianças misturaram as cores primárias para criar a tonalidade que a Comadre usou para pintar o rosto, além das cores dos enfeites no braço e do cipó que prendia aqueles que queriam destruir a floresta. Esse momento também foi uma oportunidade para explorar o esquema corporal.

Ampliamos o vocabulário, escrevendo no quadro os nomes e as cores das flores que as crianças mencionavam. Trabalhei as letras iniciais das cores e dos nomes das flores, conectando ao momento em que a Comadre subiu na mangueira e comeu mangas para saciar a fome.

As Plantas

Na sala de aula, realizamos o plantio de mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais, além de sementes de frutas. As crianças colocaram terra vegetal nos copinhos e fizeram o plantio.

Material Necessário:
Materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro), tintas, papéis, cola, guache, tesoura, vasos ou potes recicláveis, e mudas para plantio, além de sementes de frutas.


 


Tive uma experiência maravilhosa ao aproveitar os trabalhos realizados sobre o vídeo 'A Comadre Fulozinha'. Expus essas atividades na Feira Cultural da escola, que destacou o tema 'Folclore e Natureza'. Além disso, apresentamos as plantas que as crianças cultivaram e as sementes que germinaram, tornando o evento ainda mais especial.