Plano de Aula

O JULGAMENTO

Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil... | Animação | De Alexandre Bersot | 2010 | 10 min | RJ
19/05/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos
Geografia, Língua Portuguesa, Filosofia
Filipe Macedo
Acesse a ficha do filme



Uma menina com cabelos de Brasil pode ser engraçada, espontânea, comunicativa, acolhedora, mas, como saber de tudo isso sem conhecermos sua história? Sua origem? A partir desses levantamentos podemos entender que a aceitação de si mesmo através do olhar do próximo vai sempre ser uma furada, o princípio da aceitação está dentro de nós mesmos, para discutir isso, podemos partir imaginando uma menina com cabelos de Brasil.


EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF05LP14 - Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
EF05LP15 - Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF05HI03 - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
EF05HI07 - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
EF05HI09 - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
EF05HI10 - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

brasil

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste


Valorizar a Cultura Popular.


Conscientizar sobre o bullying.


Integrar a turma.


Aprimorar a oralidade e exposição de ideias dos alunos.


Incentivar a produção de linguagens artísticas na sala de aula.



Etapa 1: (15 minutos)


Exibição do Curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil"
Antes de discutir sobre o filme, apresentar a tradução da música Imagine - John Lennon e pedir para que os alunos identifiquem as ligações da letra com o curta.





Etapa 2:(45 minutos)


Na segunda etapa serão distribuídas tarjetas para os alunos, cada um deverá sintetizar em uma palavra o que entendeu sobre o curta, é importante que eles tenham um tempo para refletir sobre o assunto antes de escrever.



A partir desse momento o professor vai colher a opinião dos participantes a partir das palavras nas tarjetas, essa dinâmica permitirá que todos sejam ouvidos, e isso é de extrema importância, já que o assunto é sobre discriminação e aceitação, o professor poderá comentar e completar com sua visão as opiniões dos alunos a partir do curta e da canção..



Os alunos poderão reproduzir na parede da sala o desenho ampliado da menina do curta e seu cabelo de Brasil, que poderá ser preenchido pelas tarjetas com as opiniões dos alunos, remetendo ao pensamento dela.


Após ouvir a opinião dos alunos, o professor poderá trazer algumas questões para aprofundar o olhar deles para as metáforas do filme, algumas questões de exemplo abaixo:



"Quem se descriminava, a menina com cabelos de Brasil ou as outras meninas?"



"Existe um cabelo bom ou ruim?"



"Qual o país ilustrado no filme que estava doente? Porque? Que relação existe com a realidade?"



"Em quais momentos do filme as meninas praticam bullying com a menina com cabelos de Brasil?"



"Cite exemplos das maravilhas do nosso país: cultura, gastronomia, turismo etc."





Etapa 3:(50 minutos)


Relembrando o filme com os alunos, o professor poderá promover um tribunal em sala de aula, levantando o julgamento de um processo de bullying, onde a vítima é "Aparecida" a menina com cabelos de Brasil e as acusadas são suas colegas de classe. Os alunos deverão se dividir entre promotores de defesa e acusação, testemunhas e acusadas (no caso as meninas que representam no curta, outros países) para o papel do Juiz, o professor poderá convidar outro profissional da escola, para que ele seja neutro de opiniões e estimule a posição de cada um no debate.



Após a explanação das ideias o juiz convidado pelo professor poderá dar o veredito, se julgar as acusadas culpadas, todos da turma poderão pensar em quais sanções seriam cabíveis para esse caso, essas sanções poderão ser transcritas para depois serem utilizadas inclusive como combinados entre a turma, para casos de bullying na escola.



Caso o juiz absolva as acusadas, o professor poderá mediar uma conversa a partir do perdão, e orientar aos alunos que a simulação nos ajuda a refletir sobre a realidade, para questioná-los sobre "existe uma segunda chance" na sociedade.



Se for possível o professor poderá criar um ambiente solene, e transformar a sala de aula em um tribunal, para que a atividade fique mais divertida e empolgue os alunos.





Para saber mais:

Fanpage oficial "Aparecida, a menina com cabelos de Brasil"



Documentário Transição



Filme "Escritores da Liberdade"





Avaliação:


A avaliação será durante o acompanhamento do processo, as opiniões explanadas, o envolvimento dos alunos com a simulação do julgamento em sala de aula.


Questionário respondido.


Pesquisa sobre Pangéia, Laurásia e Gondwana.


Análise das sanções criadas pelos alunos a partir da decisão do juiz no tribunal.





Referências bibliográficas:


OLIVEIRA, Elvira de. Cidadãos do mundo - construindo o futuro, coleção De olho no mundo Recreio. São Paulo: Ed. Abril, 2000.


KINDERSLEY, Anabel e Barnabas. Crianças como você, uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ed. Ática, 2008





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (9)